Nossa História

No final da década de 60, um grupo de empresários percebeu que o mercado varejista começou a se desenvolver na cidade, porém não existia nenhuma entidade que pudesse representá-los. Então, no dia 15 de outubro de 1969 era instalada a Associação Comercial e Empresarial de  Arcos, sob a direção de Sérgio Coser e Edson Fonseca.

Nos anos seguintes a instituição ganhou a adesão dos empresários e o respeito da comunidade, já que passou a oferecer cursos que visam o desenvolvimento empresarial e a valorização do profissional no mercado.

Em 1998, a ACE realizou uma importante parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arcos, CDL, o que possibilitou a realização de diversos serviços como: consultoria FCDL, SPC, palestras, planos de saúde, treinamentos, diversos convênios e promoções.

Atualmente, a ACE tem mais de 300 associados, nas áreas de comércio, indústria, setor agropecuário, prestadores de serviços e profissionais liberais e todos têm acesso a esses benefícios e participam efetivamente de eventos e cursos oferecidos pela instituição.

Um dos eventos de maior destaque realizado pela ACE/CDL é o “Mérito Empresarial”, que visa à valorização das empresas e dos profissionais liberais que se destacaram durante o ano. O prêmio movimenta a economia da cidade, uma vez que vários profissionais são contratados para prestarem serviços tanto no processo de escolha dos vencedores, como no evento de premiação.

Além disso, a ACE é mantenedora da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG/SEBRAE), que é referência de ensino em todo o Brasil, uma vez que prioriza tanto a formação humana quanto empresarial do aluno. Grandes profissionais da área comercial da cidade formaram-se na ETFG e, hoje, destacam-se no mercado de trabalho.

Já para a comunidade de Arcos, a ACE realiza anualmente a promoção “Comprar em Arcos é um barato”, que tem por objetivo principal aumentar o movimento do comércio, sortear prêmios entre os consumidores e fortalecer a cidade como um pólo comercial da região.

Ao longo desses 40 anos, a ACE orgulha-se de ter contribuído para o desenvolvimento comercial da cidade de Arcos e acredita que nos próximos anos novos projetos surgirão com o objetivo de solidificar o pólo comercial e agroindustrial de Arcos.

 

Missão

 

Sustentar, informar e defender os direitos dos associados, promover a união, o desenvolvimento e a prosperidade do comércio, da indústria, da agropecuária e da prestação de serviços, gerando emprego e renda, favorecendo a responsabilidade socioambiental do município de Arcos.     

Desenvolver a excelência empresarial, humana e profissional de seus associados, por meio da criação de valores em soluções comerciais e educacionais, contribuindo para a otimização do desempenho organizacional e fortalecimento das empresas filiadas.

Ter a ética como compromisso e o respeito como atitude nas relações com os associados, funcionários, parceiros, colaboradores, fornecedores, comunidade, Governo Municipal e meio ambiente.

 

Visão

Solidificar o pólo comercial e agroindustrial de Arcos (MG) no cenário nacional e internacional, transformando-o em arranjo produtivo local em sintonia com os programas governamentais. Ampliar a base de associados e a prestação de serviços de forma inovadora e eficaz.

 

Diretoria ACE - Triênio 2012 a 2014

 

Ivan Fontes: Presidente

Neide Aparecida Ferreira Maximiniano: 1ª Vice Presidente

Luiz Vicente da Costa: 2º Vice Presidente

Vicente Paulo: 1ª Tesoureiro

Jáder Rodrigues Gundim: 2º Tesoureiro

Denis Tiago Neves: 1º Secretario

Guilherme H. de A. Faria: 2º Secretário

Conselho Fiscal

Aristides Beraldo Garcia

Ivis Andrade

Sônia Maria Gontijo Torres

Suplentes do Conselho Fiscal

Aparecida Jorge de Carvalho Pinto

Fábio Eugênio de Paula

Rodrigo Fonseca Silva

 

Diretoria da CDL – Triênio 2012 a 2014.

 

Luiz Vicente da Costa: Presidente

Jáder Rodrigues Gundim: 1º Vice Presidente

Ivan Fontes: 2º Vice Presidente

Vicente Paulo: 1º Tesoureiro

Aristides Beraldo Garcia 2º Tesoureiro

Fábio Eugênio de Paula: 1º Secretário

Neide Aparecida Ferreira Maximiniano: 2ª Secretária

Conselho Fiscal

Gilmar Fontes

Guilherme Henrique de Andrade Faria

Sônia Maria Gontijo Torres

Suplentes do Conselho Fiscal

Denis Tiago Neves

José Gilberto da Silva